recursos humanos na vale
Objetivo Estabelece diretrizes e princípios para atuação da Vale no que se refere ao respeito aos direitos humanos em seus projetos e operações, ao longo do ciclo de vida das suas atividades e em sua cadeia produtiva, nas regiões onde está presente.
Essa Política se aplica à Vale e é adotada pelas fundações, associações ou entidades, além das empresas controladas no Brasil e no exterior, respeitando sempre a legislação local. A Vale também estimula a adoção desta Política pelas entidades das quais participa e incentiva a sua aplicação em sua cadeia produtiva.
Empregados
Proporciona condições dignas de trabalho e esta sempre promovendo ações educacionais que viabilizem o crescimento profissional e pessoal, procurando sempre manter um ambiente de trabalho saudável. Não tolerando discriminação ou assédio de qualquer natureza, inclusive moral ou sexual. Respeitam a liberdade de associação e a negociação coletiva e a diversidade.
Empregados
Todo direito implica deveres. Cada um dos empregados da Vale tem seus direitos respeitados pela empresa, como, por exemplo, usufruir de condições de trabalho dignas e de um ambiente de trabalho saudável. Do mesmo modo, cada empregado tem o dever de adotar em suas práticas e comportamentos diários a observação dos diretos humanos, seja no trato com colegas, equipes ou terceiros. Em outras palavras, o empregado é sujeito e agente estratégico dos direitos humanos. Esses direitos só serão garantidos e preservados se forem conhecidos e postos em prática no comportamento de cada um de nós. Veja abaixo exemplos de atitudes a serem adotadas.
Ambiente Favorável e Cordial
A garantia de condições dignas de trabalho inclui desde o cumprimento da legislação trabalhista – como o respeito à carga horária, oferta de remuneração e benefícios justos, (incluindo igualdade de salários entre homens e mulheres que desempenhem a mesma função) cuidados com a segurança e a saúde ocupacional dos empregados e respeito à