recursos humanos 1° semestre
1 INTRODUÇÃO
Na Revolução Industrial, ganhos exorbitantes e objetivo de como faturar gradativamente, desencadeou o desejo de ganhar muito dinheiro e ter redução de custos, nos ramos empresariais era algo muito importante, o alvo principal era investir no maquinário, pois se entendia que quanto mais produção, haveria mais rentabilidade. A mão de obra humana era desvalorizada, pois havia muitas pessoas para poucas vagas ,os operários viveram em um regime de “quase escravidão”. Pois o objetivo seria ter um trabalhador pelo menor custo e ser mais efetivo na produção possível.
Adam Smith (filosofo e economista ), considerado o pai da economia moderna do liberalismo, acreditava num ponto chave, “O essencial de constantes inovações tecnológicas e queda de preços,seria especialização na divisão de trabalho e na produtividade,”.
Daí em diante Elton Mayo fez uma grande descoberta “Boas condições de trabalho influenciaria no aumento de produtividade, contaria muito o fator psicológico do profissional, a integração social (grupos informais).Pelo motivo dos profissionais passarem mais tempo dentro da empresa do que nos seus respectivos lares.
Dificilmente acreditaríamos que nos dias de hoje, com tanta informação existiriam empresas retroagindo no tempo, construindo organizações que atropelam o conceito de ética e da moral, desvirtuando a seriedade de uma empresa e fragmentando regras, porque desejam bons resultados. Não sabendo que seria melhor valorizar o funcionário e ter estratégias primordiais de administração de gestão de pessoas.
Sendo que o recurso estratégico mais eficiente é a informação, o conhecimento e a criatividade de seus colaboradores .O conhecimento tão acessível faz hoje o profissional ter grandes especializações, beneficiando ambas as partes a empresa e o profissional.
O conhecimento e a