Amebas
Protozoário causador: Ameba.
As Amebas são protozoários cuja locomoção se dá via expansões citoplasmáticas – pseudópodes.
Família ENDAMOEBIDAE
Gênero ENTAMOEBA HISTOLYTICA (forma cistos com 4 núcleos).
Hospedeiro: Homem, felinos e caninos.
Localização: Intestino grosso, algumas vezes o fígado, pulmão e cérebro.
A ENTAMOEBA HISTOLYTICA apresenta duas formas: intra-intestinal, que é provocada pelo cisto de forma comensal; e extra-intestinal, que é provocada pelo trofozoíto de forma invasivo.
Seu período de incubação varia entre 2 ou 4 semanas.
A amebíase é mais comum em regiões onde as condições de saneamento básico são precárias, uma vez que a forma de contaminação se dá via ingestão de seus cistos. Estes, liberados nas fezes da pessoa adoecida, podem se espalhar na água e vegetais que, sem a devida higienização antes de serem ingeridos, podem causar a doença. Vale pontuar que a resistência dos cistos é muito grande: podem viver cerca de 30 dias na água, e 12 em fezes frescas.
Ciclo evolutivo
De início ocorre a ingestão do cisto, que cai no intestino delgado, e sofre uma diferenciação para uma nova forma, chamada METACISTO. Esse sofre divisões e diferencia para forma patogênica TROFOZOÍTO, esse migra para o intestino grosso. Aqui ele sofre divisão e resulta um cisto com 4 núcleos- cisto maduro. Esses cistos maduros serão eliminados pelas fezes e contaminar o meio ambiente, assim fechando o ciclo. Mas um ponto importante, a ameba está na parede do intestino grosso, ela pode ficar ali em forma de cisto comensal, ou ela pode invadir a região da mucosa intestinal em forma de trofozoíto, assim desenvolvendo um ciclo patogênico, invadindo outros tecidos via circulação sanguínea. Nesse caso alimentam-se das hemácias ali presentes.
Etiologia
A infecção se dá pela ingestão de cistos de ENTAMOEBA contidos em alimentos e água.
Contado sexual anal-oral.
Quadro clínico
Assintomático
Forma branda: desconforto abdominal, sangue ou muco nas fezes,