recursos humano
Este ensaio acadêmico possui como conteúdo análises críticas das concepções de autores no que diz respeito aos passos para a criação de uma empresa.
Serão apresentados como temas: O Processo Empreendedor; A Identificação de Oportunidades perante a gama de possibilidades que o mercado possui; A questão da Ética Empresarial , ao mesmo tempo que se discorre sobre os danos causados à organização pela falta desta Ética; A Cultura Corporativa; Empregabilidade no cenário de mercado atual; Traçar um caminho profissional para seguir uma carreira.
Ao final deste ensaio poderão ser encontradas as considerações que resgatam as idéias fundamentais sobre a criação de uma empresa e apontamentos para questões futuras a fim de proporcionar melhor entendimento do leitor.
Desenvolvimento
As mudanças constantes do mercado têm obrigado as empresas a repensarem suas contribuições para a qualidade de vida do empregado, como também para retenção de seus talentos.
Contudo, mesmo planejando ações de retenção e estabelecendo uma política de valorização bem estruturada, as empresas têm perdido seus empregados para o trabalho autônomo ou para um novo empreendimento que ele realiza.
“A idéia de estabilidade no mercado, uma boa remuneração, um futuro profissional relativamente bem traçado e previsível, uma formação adequada não mais se aplica à realidade corporativa atual devido a mudanças sociais, políticas e econômicas.” (CHANLAT, 1996: 14)
Diante desse crescimento do número de empresários, tem-se falado com mais freqüência sobre Empreendedorismo. O indivíduo pode ter o espírito empreendedor como algo nato ou desenvolvê-lo ao longo de suas experiências profissionais e pessoais e/ou por meio de seus conhecimentos teóricos.
Mas o título de empreendedor não limita-se exclusivamente a criação de um novo negócio. De acordo com Chiavenato:
“O empreendedor está no epicentro. Ele não é somente um fundador de novas empresas ou o