Recursos humano
Podem-se destacar três aspectos fundamentais na Moderna Gestão de Pessoas:
1º – As pessoas como seres humanos – dotadas de personalidade própria; profundamente diferentes entre si; possuindo uma história particular e diferenciada; com conhecimentos, habilidades, destrezas e capacidades indispensáveis.
2º – As pessoas como articuladores inteligentes de recursos organizacionais – elementos impulsionadores da organização; capazes de dotá-la de inteligência e talento; capaz de adquirir conhecimentos indispensáveis à sua renovação e competitividade; como fonte de impulso que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
3º – As pessoas como parceiras da organização - capazes de conduzi-la a excelência e ao sucesso; fazendo investimentos na organização, tendo comprometimento e responsabilidade; conferindo um caráter de reciprocidade entre o funcionário e a organização.
Sabemos que as organizações possuem características diferentes, uma cultura própria – onde estabelecem sua missão – valores, objetivos e metas. Nas organizações mais modernas já se sabe que, para sobreviver no mercado globalizado, é preciso se preparar para adequarem-se aos processos de transformação que possam gerar diferenciação competitiva em relação à concorrência e atratividade constante em relação aos clientes.
As pessoas, nesse contexto, estão tendo que aprender rapidamente e optar em aceitar a transformação e os desafios impostos, diariamente, por essa nova situação. Por decorrência lógica, as pessoas começaram a questionar os valores que norteavam suas relações com a empresa e dentro da empresa, seja ela pública ou privada. Gestores de sistemas