Recursos hidricos
PROJETO DE GALERIAS DE ÁGUAS PLUVIAIS
MEMORIAL TÉCNICO
Responsável Técnico:
LORINEY APARECIDA VOIGT MACHADO DE SOUZA
CREA PR 33225/D – FONE (45) 3054-6686
1. MEMORIAL TÉCNICO
1.1 BASE DE DADOS
Fazer o traçado do sistema de galerias pluviais consiste em localizar na planta topográfica da cidade as obras necessárias para a coleta, transporte e disposição final das águas excessivas.
Para isso, torna-se necessário o estudo detalhado do escoamento superficial, pelas ruas e áreas contribuintes.
Esse estudo é feito na planta topográfica planialtimétrica, em escala 1:1000, observando-se o caimento do terreno e indicando por setas o sentido de escoamento nas sarjetas, de maneira a ser possível a delimitação da área de contribuição de um ponto qualquer na rua.
A abrangência do presente projeto é a área da Chácara 01 da Subdivisão da Parte Noroeste do Lote Rural Nº 42, do Perímetro "A" da Fazenda Britânia - Toledo -Pr. Matricula N° 54.496 do 1° O.R.I.
1.2. DADOS E PARÂMETROS BÁSICOS DO PROJETO:
1.2.1 Método de dimensionamento
Foi utilizado o método Racional para determinar as vazões visto que o projeto tem bacia contribuinte pequena (menor que 5 Km²). A bibliografia existente, em sua maioria, recomenda o uso deste método que consiste no uso da seguinte fórmula:
Q= ξ . C . i . A
sendo: Q = vazão do projeto (m³/s); ξ = coeficiente de distribuição da precipitação (considerar igual a 1, pois as bacias de contribuição são relativamente pequenas, podendo ser desprezados o efeito de disperção das chuvas);
C= cieficiente de escoamento superficial;
I= intensidade de precipitação pluviométrica (m³/s . ha);
A= área da bacia contribuinte (ha).
1.2.2 Coeficiente de escoamento superficial
Foi considerada para formulação dos critérios de dimensionamento que a região é residencial de baixa densidade, sendo adotado o valor de 0,50 como coeficiente. Entendemos que este é um valor médio vista