Recursos hidricos
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS 6 1 INTRODUÇÃO
O presente estudo teve como objetivos, checar o uso da margem esquerda do rio Paraguai, nas práticas educacionais, conhecer os indicadores para educação ambiental no local e sugerir algumas atividades como, por exemplo, alunos ajudando limpar o rio e fazendo varias coletas seletivas para que não haja sujeiras em nossos rios, tem escolas que coloca seus alunos para praticar aulas no pátio, em locais amplo, próximo da escola como bosque, praça ou na beira de um rio, podendo até contar com a participação de outras disciplinas como geografia e histórias.
2 DESENVOLVIMENTO
Qualidade da água do rio Paraguai na área urbana foi pesquisada Objetivando verificar a qualidade da água dos córregos urbanos de Corumbá e Ladário, que drenam para rio Paraguai, a Embrapa Pantanal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou uma pesquisa em três destes córregos, dois em Corumbá e um em Ladário. O resultado do estudo revelou que a qualidade desses corpos d’água, que recebem muita quantidade de lixo e lançamento de esgotos é precária e imprópria para banho em função da presença de bactérias indicadoras de contaminação fecal. Mais estudos devem ser realizados na área portuária dessas cidades, principalmente na fase de seca do rio Paraguai, que recebe as águas desses córregos e das galerias pluviais e onde muitas pessoas se banham e pescam, sendo, portanto, um problema de saúde pública.
Observou-se que 86% das amostras coletadas nos três corpos d’água urbanos amostrados (Córregos), apresentaram valores de coliformes fecais acima de 2400/100 mL, além da grande quantidade de lixo. De acordo com a legislação brasileira (Resoluções CONAMA 20/1986 e CONAMA 274/2000), as águas são consideradas IMPRÓPRIAS para balneabilidade quando os valores ultrapassarem 1000 coliformes fecais por 100 mL da