Recursos Educacionais Aberto
CONCEITO
Conforme a declaração da Unesco em Julho de 2012 em Paris: REA são materiais de ensino, aprendizagem e investigação em quais quer suporte digitais que se situem no domínio público, tenha sido divulgado sob licença aberta que permita acesso, uso, adaptação e redistribuição gratuitos por terceiros, mediante nenhuma restrição ou poucas restrições. É um movimento relativamente novo, guiado por professores, alunos e instituições de ensino. Que tem por objetivo facilitar o acesso ao estudo, e o compartilhamento de novas ideias e pesquisas.
FATORES QUE COMPÕEM O REA
Conteúdo: Curso, materiais de cursos, tópicos de um conteúdo, livros, pesquisas etc . .
Ferramentas: Software para auxiliar na criação entrega e uso, com abertura técnica( utilizar formatos de recursos que sejam fáceis de abrir e modificar em qualquer software).
Licenciamento: Implementação da licença de propriedade intelectual para promover a publicação aberta.
RELEVÂNCIAS NO CENÁRIO BRASILEIRO
Projeto Folhas - Um projeto focado na produção colaborativa de livros didáticos públicos realizado no âmbito da Secretaria de Educação do estado do Paraná (finalizado em 2010, porém, com livros disponíveis online).
Matemática Multimídia - Projeto com financiamento público produzido no âmbito da Unicamp para produção de recursos digitais com enfoque em matemática para o ensino médio.
Scielo Books - Publica livros de várias editoras, muitos dos quais em acesso aberto e com licenças Creative Commons.
CONCLUSÃO
A imagem do docente como único detentor do conhecimento em sala de aula já está ultrapassada. Com o acesso cada vez mais massivo às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a principal marca do relacionamento entre alunos e professores é a troca de saberes e experiências, e a aceleração provocada pelas TICs vem forçando a mudança de estratégias pedagógicas.
Com a expansão global os recursos educacionais se tornaram um terreno fértil para este