Recurso humanos
A estratégia do Grupo Pão de Açúcar é direcionada para a busca por ganhos de eficiência, que permitam operar com despesas menores e maior competitividade.
Em 2006, um dos desafios estratégicos do Grupo foi compatibilizar o imediatismo do varejo com um plano estruturado para os próximos anos, que resultou na definição do Planejamento Estratégico até 2010. Entre as metas estabelecidas, destacam-se um crescimento de vendas significativo, com vendas brutas de R$ 25,0 bilhões (descontados os efeitos da inflação) ao final do período e o aumento do retorno sobre o capital investido (ROIC), de 10,0% para 15,0%. Para alcançar esses objetivos macro, foram definidas sete grandes diretrizes:
• Fortalecer a competitividade das bandeiras.
• Aumentar as vendas de comércio eletrônico para 4,5% das vendas totais em 2010.
• Expandir a participação de Não-Alimentos para 34% do faturamento bruto.
• Dobrar a participação de marcas próprias de 5% para 10%.
• Intensificar o crescimento orgânico com a inauguração de 150 lojas até 2010 (crescimento médio de 7% ao ano da área de vendas).
• Intensificar a busca por maior eficiência operacional.
• Investir na atração e retenção de talentos na Companhia, em linha com as diretrizes de Recursos Humanos. 4. LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Graças à sua capacidade de agregar valor às Unidades de Negócio, por meio da redução de rupturas, de custos e de investimentos em estoque, a Cadeia de Suprimentos é um importante diferencial para o Grupo. Cadeia de Suprimentos conta com uma ampla estrutura formada por 19 Centros de Distribuição (CDs). Localizados nas cidades de São Paulo, Brasília, Fortaleza, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, eles somam uma área total de 385 mil metros quadrados. O Grupo conta com uma operação logística eficiente, com um nível de centralização de 85%, que permite menores custos logísticos e maiores ganhos de produtividade. Em linha com as iniciativas desenvolvidas em toda a Organização, em 2006