Recuperação de areas degradadas
O projeto consiste em recuperar uma área de mata ciliar do Ribeirão da Cachoeira, localizado na cidade de Espírito Santo do Pinhal – SP.
Este projeto visa recuperar a qualidade da água dessa região de captação da SABESP que abastece a cidade de Espírito Santo do Pinhal, a preservação da área e também a qualidade de vida dos moradores desta região.
A região do Ribeirão da Cachoeira não foi diferente das outras áreas degradas fazendo parte do fato histórico de ocupação desordenada de áreas ciliar para as frentes agrícolas.
A área a ser recuperada encontra-se em desequilíbrio, onde deveria haver mata ciliar encontram-se pastos, estradas, mono cultivos e residências.
O fragmento a ser restaurado tem uma área 10,2 ha ou 1.700 da extensão do ribeirão, fazendo uma média de plantio de 7000 árvores nativas da região abrangente.
Caracterização da área:
O clima da região indica ser um Clima úmido, quente com períodos secos no inverno. Com uma precipitação média anual de 1600 mm a 1800 mm com predominância no verão. A temperatura anual varia em torno de 14°C a 21°C.
O solo predominante da área a ser reflorestada é Argisolo (Podzólico), comum em áreas que margeiam áreas fluviais. Também existem áreas com solos hidromórficos com resquícios de mata de brejo, com grande degradação do decorrer dos anos por fatores antrópicos.
Escolha do sistema de revegetação:
Serão utilizados três tipos de recuperação:
A) Implantação – áreas de grande degradação, como as áreas de pastagens, serão introduzidas espécies ou também a indução do banco de sementes lá encontrado, seguindo a cronologia de espécies pioneiras, secundarias e secundarias tardias.
B) Enriquecimento – áreas com menor perturbação com espécies em estágio primário de sucessão, serão acrescidas espécies no final da sucessão.
C) Recuperação Natural – áreas