Saúde coletiva
SAÚDE COLETIVA
PROF.: GIZELE
1. Qual o objetivo do artigo? Demonstrar, através de dados estatísticos proveniente do site Datasus, IBGE e CDs-ROM, o quadro em que se encontra a saúde das mulheres no Brasil, entre as décadas de 70 e 90. Visando contribuir e identificar a importância das políticas públicas de saúde.
2. O título do artigo esta de acordo com o mesmo? Sim, pois com os dados exemplificados no artigo pode servir como base para implementação de melhores políticas públicas aplicadas a saúde da mulher. Como exemplo pode-se destacar as neoplasias e doenças cardiovasculares, demonstradas neste artigo. Logo o mesmo oferece dados para auxiliar na prevenção e no combate a estas doenças.
3. Quais foram os resultados principais encontrados neste artigo? A partir do estudo realizado das décadas 70 a 90 torna-se visível a necessidade da adequação e atualização das estratégias utilizadas para saúde da mulher no Brasil. Outra prática necessária é a reavaliação dos métodos abordados assim como uma melher observação da saúde mental, o estresse, a violência domestica. Assim como perceber as carências relacionadas às tecnologias reprodutivas.
4. Que problemas de saúde pública são descritos? Doenças cardiovasculares, neoplasias malignas (mama e colo do útero); complicações durante a gravidez (parto e puerpério); AIDS; violência contra as mulheres; também, pode-se incluir o uso continuo de métodos contraceptivos (pílulas e laqueadura).
5. Como você resolveria esses problemas? Com uma divulgação efetiva e que possa realmente esclarecer as dúvidas dos interessados. Ou seja, campanhas que possam ser entendidas pelo seu público alvo. Especificando, através dos meios de comunicações a prevenção e promoção da saúde, tanto no meio urbano como rural. Promover melhorias estruturais (em hospitais, postos de saúde e UPAs). Assim como, qualificar e assistir multidisciplinarmente os profissionais atuantes neste processo.
RESENHA
Saúde das