Recrutamento
Condições Gerais No recrutamento para o exército existe condições gerais que são precisos reunir independentemente da categoria em que se pretende ingressar. Os requisitos a satisfazer são os seguintes: nacionalidade portuguesa, idade mínima de 18 anos de idade, aptidão psicofísica adequada, não estar interdito ou inibido por qualquer motivo de exercer funções públicas, não ter sido condenado criminalmente, possuir habilitações literárias adequada á categoria que se pretende ingressar.
Condições especiais As condições especiais variam entre oficiais, sargentos e praças, em cada um deles estabelece requisitos próprios. Para a categoria de oficiais terá que ter idade igual ou inferior a 27 anos e necessitam de ter uma licenciatura ou bacharelato em qualquer área do conhecimento, apenas uma situação particular para os possuidores de licenciatura em Medicina com a valência de internato geral, esses podem concorrer até aos 30 anos. As condições para a categoria dos sargentos exige que tenham idade igual ou inferior a 24 anos e com frequência no ensino superior. Para a categoria de praças é em tudo igual aos sargentos menos as habilitações literárias, que é o 9º ano. Mas para estabelecer os padrões exigidos, necessitam de altura mínima de 1,60 para os elementos do sexo masculino e 1,56 para os elementos do sexo feminino.
Categoria de praças Durante o processo de candidatura o civil deverá fazer-se acompanhar dos seguintes documentos ( apenas na categoria de praças) : o cartão do cidadão ( caso possua ainda o bilhete de identidade terá que apresentar o número de Identificação Fiscal, Número de Segurança Social), código de repartição de funanças, carta de condução ( no caso da especialidade ser transportes), cédula militar ( caso possua ), comprovativo das habilitações literárias, registo criminal e o número de identificação bancária do qual terá que ser o 1º titular. Estes