Introdução a psicologia
Privilegia a ação da cultura e os meios como fatores exclusivos da formação da conduta humana. Também chamada de behaviorista ou comportamentalista, atribui exclusivamente ao ambiente a constituição das características humanas, privilegiando a experiência como fonte de conhecimento e de formação de hábitos de comportamento. Indivíduo passivo frente às pressões do meio, que tem seu comportamento moldado, manipulado, controlado e determinado pelas definições do ambiente que vive.
INATISTA: Características e capacidades básicas eram inatas. Estariam praticamente prontos no momento do nascimento ou potencialmente definidos e na dependência do amadurecimento para se manifestar.
HEREDITARIEDADE
Cada ser humano tem características próprias, que os tornam únicos. O indivíduo é ao longo da sua vida muito influenciado pelo meio. Desde o meio intrauterino. O meio e a hereditariedade interagem, determinando o desenvolvimento orgânico, psicomotor, a linguagem, a inteligência, a afetividade.
PERÍODO INTRAUTERINO
Com base em estudos por cientistas, foi comprovado que já neste período pode já formar comportamentos individuais. De acordo com o psiquiatra Thomas Verny, tudo o que a criança experimenta desde a concepção constrói seu corpo, principalmente seu cérebro. Tratar a criança desde a gestação contribui para uma sociedade melhor, pois os cuidados e a forma com que a mãe se relaciona garantem que a criança seja concebida com amor e carinho. Um ambiente intrauterino desfavorável pode comprometer o desenvolvimento fetal.
INDIVIDUALIZAÇÃO
Para o psicanalista C.G.Jung, todas as pessoas passam por um processo de individualização. Por individualidade entende-se a nossa singularidade última, incomparável, que faz de cada habitante do planeta um ser único. Neste processo o homem precisa de todos os outros: