Introdução a psicologia
Até que ponto a psicologia poderá ajudá-lo a integrar-se melhor na sua profissão?
Com base nessas reflexões e nos estudos da Unidade 1, responda, às seguintes questões:
a) Quais são as atitudes e características da ciência?
Psicologia é a ciência da alma, ou da psique, ou da mente, ou do comportamento. A psicologia tem como característica o estudo de um conjunto de funções que se distinguem em três grandes vias: a via ativa (movimentos, instintos, hábitos, vontade, liberdade, tendências, e inconsciente); a via afetiva (prazer e dor, emoção, sentimento, paixão, amor); e a via cognitiva (sensação, percepção, imaginação, memória, idéias, associação de idéias). As cognições são as capacidades do intelecto, as afeições são os sentimentos e emoções, e a conação refere-se as nossas atividades, que são as respostas expressivas ou comportamentais, ou seja, a psicologia científica é uma atividade altamente reflexiva, que tem por finalidade através de métodos e sistematizações compreender, analisar e alterar o cotidiano das pessoas.
b) Como surgiu a psicologia científica?
A psicologia moderna nasceu na Alemanha no final do século 19, em 1879, na universidade de Leipzig, com Willian Wundt, onde foi criado o primeiro laboratório de psicologia. Somente após se desvincular da filosofia que a Psicologia ganhou status de ciência.
A partir deste momento começou atrair pesquisadores e estudiosos que começaram a definir quais objetos seriam estudados (o comportamento, a vida psíquica, a personalidade), quais os métodos de estudo seriam usados e com isso formular as teorias consistentes nas áreas.
c) O que a Gestalt procurava compreender? Dê um exemplo de como um comportamento na empresa deveria ser estudado por ela.
A psicologia de Gestalt, era conhecida como a psicologia da forma, e teve como ponto de partida o estudo da percepção.
Como exemplo, poderíamos estudar o comportamento de algum funcionário que por algum motivo