Recrutamento
1 RECRUTAMENTO
(Francisco Lacombe)
ATIVIDADE PERMANENTE
O recrutamento abrange o conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potenciais. Ele deve ser efetuado em uma unidade centralizada, e é uma atividade permanente, sendo apenas intensificada nas ocasiões em que existem vagas. O recrutamento é apenas a primeira etapa de um processo que termina com o contrato definitivo após o período de experiência.
[...]
PRIORIDADE PARA O RECRUTAMENTO INTERNO
Um ponto importante a ser considerado em qualquer recrutamento é a prioridade que se deve dar ao recrutamento interno.
O aproveitamento do pessoal da empresa tem as seguintes vantagens: motiva todos os empregados, sinalizando a disposição de se promover a "prata da casa" e de se criar perspectivas de carreira; no longo prazo, facilita o recrutamento de pessoas mais qualificadas; costuma ser mais rápido, pois as pessoas estão disponíveis e as vagas são preenchidas mais depressa; o custo de admissão é praticamente nulo; se houver uma boa avaliação dos candidatos, a probabilidade de acerto tende a ser maior uma vez que eles já estão na empresa e são conhecidos; aproveita melhor o treinamento do pessoal; diminui a probabilidade de rejeição pelos colegas.
Para a obtenção dessas vantagens, porém, é necessária uma boa avaliação do pessoal. Existem inúmeros exemplos de promoções mal sucedidas por falta de conhecimento adequado das qualificações do pessoal, causando a perda de bons empregados. Se o processo de promoções não for bem administrado e bem comunicado, pode gerar frustrações nos que não forem promovidos.
[...]
Da mesma forma que no recrutamento externo, o recrutamento interno precisa ser divulgado. A divulgação deve ser cuidadosa para atrair quem realmente tem condições de ocupar a vaga disponível. Em muitos