Recrutamento
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro das organizações. Divulgar no mercado de trabalho as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuam determinadas características desejadas.
No contexto organizacional atual, o processo de recrutamento funciona como uma espécie de construção do perfil da empresa, pois os colaboradores admitidos a partir desse processo irão agregar suas características funcionais e de personalidade à empresa, tornando-se parte de um todo que pode ser chamado de clima organizacional. O clima organizacional por sua vez é o termômetro que mostra a situação de relacionamento entre os setores, que reflete diretamente sobre os resultados da empresa. O processo de admissão em uma empresa, na sua grande maioria é composto por duas fases: o recrutamento e a seleção. No recrutamento ocorre a fase de procura dos candidatos, função geralmente designada para o setor de RH que abre mão de diversas ferramentas para atrair a maior quantidade possível de candidatos e assim, posteriormente, selecionar os melhores. As ferramentas mais comumente usadas para o recrutamento são: Anúncios em jornais e revistas, sites de emprego, universidades e pólos de educação, agências de emprego e consultorias de RH terceirizadas. Outra prática comum é o recrutamento interno que nada mais é que a realocação de determinado colaborador para outro setor.
Ao realizar um processo de recrutamento, o empregador deve estar atento à qualidade e metodologia do processo, a formação da imagem da empresa. Delegar essa função a pessoas incapacitadas só é o começo de uma enorme bola de neve que pode gerar faltas injustificadas, trabalho de baixa qualidade, clima organizacional instável, falta de comprometimento e mais uma infinidade de problemas que prejudicam de maneira substancial os objetivos da empresa, pois uma