inovação
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS ECONÔMICAS
Resumo do texto "Sistemas de Inovação" de Adriana Sbicca e Victor Pelaez
Resumo apresentado ao Prof. Doutor Ricardo Dathein como parte da avaliação da disciplina de
Desenvolvimento Sócio-Econômico do curso de
Graduação em Ciências Econômicas da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul.
Porto Alegre, outubro de 2013.
O debate acerca da capacitação tecnológica das nações mais industrializadas vem sendo resgatado por uma visão sistêmica da inovação que enfatiza a importância da ação coordenada de diferentes atores, como universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Alguns
autores, como
Christopher Freeman e Richard Nelson, têm feito uma análise dos chamados sistemas nacionais de inovação (SNI).
1. Sistemas de Inovação
Um sistema de inovação consiste em “um conjunto de instituições públicas e privadas que contribuem para o desenvolvimento e a difusão de novas tecnologias”.
Sendo assim, as estratégias de inovação adotadas pelas empresas são influenciadas por instituições que determinam incentivos e limites à inovação, como leis, políticas governamentais e normas técnicas.
Na análise da inovação, deve ser considerado seu caráter interativo, o qual gera a dinâmica do sistema. Além disso, a perspectiva histórica auxilia na compreensão dos aspectos que estimulam o processo de inovação, na medida em que a capacidade de inovar está ligada à aprendizagem das técnicas adquiridas ao longo do tempo.
2. Mensuração do Desempenho de um Sistema de Inovação
No que tange à mensuração do desempenho das atividades inovadoras, tradicionalmente, o gasto em P&D era utilizado como indicador. Porém, o grau de desenvolvimento de um SI é mais bem apreendido através de um conjunto de indicadores qualitativos e quantitativos que enfatizam os três âmbitos envolvidos no sistema: o institucional, o tecnológico e o