Psicologia
Origem da psicologia
A exploração do trabalho e do trabalhador em um sistema que prometia, o pagamento justo pelo tempo e pela tarefa executada e o ocultamento dessa condição, é a fonte de conflitos de classes na sociedade capitalista. A maneira de esconder o conflito se dá pelo processo ideológico de ocultamento da própria realidade.
A Psicologia Organizacional surge no final do século XIX influenciada pela procura de racionalização do trabalho no processo de fabricação no setor industrial. O marco é o trabalho de Frederick Winslow Taylor, pioneiro da administração científica, que estabeleceu critérios para o planejamento na situação do trabalho com o objetivo de aumentar a produção. Taylor julgou resolver de forma definitiva os problemas de produção.
Organização sistema sócio cultural
Podemos compreender a organização como um sistema social estabelecido, em que as estruturas hierárquicas e de poder representam os suporte de organização e os processos interacionais detonam a dinâmica organizacional.
A pessoa na Organização
Consiste em compreender a relação entre as pessoas e as organizações, focando na psicossomática e no conceito de estresse.
Biopsicossocial: visão integrada do ser humano
Biológica: características do ser humano;
Psicológica: está ligado nos processos afetivos, emocionais e de raciocínio que formam a personalidade;
Social: são os valores as crenças é o papel que a família desempenha na sociedade.
Estigmatização: diferença de comportamento, que caracteriza um desvio.
Respostas psicossomáticas: fenômenos humanos adquiridos durante o processo de socialização. A somatização é uma forma particular de resistência, o corpo diz o que as palavras calam.
Focos de tensão expressas pelo corpo em forma de:
Sensações: de mal-estar e desconforto
Pequenos Males: Dores indeterminadas e vagas
Distúrbio Funcionais: Dores em órgãos específicos ou mau funcionamento de órgãos.
Lesões de Órgãos