Recrutamento e seleção
RECRUTAMENTO: é um conjunto de técnicas e procedimentos que tem por objetivo encontrar e atrair candidatos para o processo seletivo. Serve para abastecer a seleção. Há duas fontes de recrutamento: o interno e o externo.
Recrutamento interno: é aquele realizado com pessoas que trabalham dentro da própria organização e que podem vir a serem aproveitados em outras vagas.
Recrutamento externo: é aquele realizado com pessoas que estão trabalhando fora da organização ou que estejam desempregadas para preenchimento de suas vagas.
SELEÇÃO: é a busca ( entre os recrutados ) de profissionais qualificados com perfil ideal para preenchimento de cargos oferecidos por organizações nos quais devem ser capazes de desempenhá-los adequadamente.
Conceituar Mercado de Trabalho e Mercado de Recursos Humanos
Mercado de Trabalho: é a relação entre oferta/procura. Constituído pelas ofertas de trabalho oferecidas pelas empresas de determinado ramo de negócio, em determinada região e em determinada época.
Mercado de Recursos Humanos: é o conjunto de pessoas que se candidatam a vagas de empregos independentemente de estarem ou não empregados. A oferta de um mercado corresponde a procura no outro. Há um intercâmbio entre o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos
Justificar a importância da contratação do profissional para a implantação do setor de Recrutamento e Seleção.
Com o evoluir do tempo, o desenvolvimento tecnológico e a globalização, as organizações passaram por transformações que determinaram mudanças no mundo do trabalho. Mudanças, essas, que obrigaram as empresas a se adaptarem ao mercado competitivo, gerando produtos e serviços com maior qualidade, respeito aos prazos, preços justos, inovação e atendimento ao cliente com excelência, entre outros. O cliente/consumidor por sua vez, também evoluiu, está mais consciente e exigente. Sabe que detém o “poder” de compra em suas mãos.
Tendo-se em vista todo esse quadro, os