Recrutamento e seleção
O subsistema de provisão de RH constitui o primeiro dos subsistemas de RH. Constitui a porta de entrada das pessoas na organização, já que é o responsável pela busca no mercado e pelo engajamento de novos funcionários.
O ambiente organizacional
Toda organização opera de um ambiente juntamente com outras organizações que concorrem entre si em relação às suas necessidades de entradas e saídas. Desse ambiente a organização recebe às informações e os dados para a tomada de decisões, os insumos necessários às suas operações, entrada de recursos financeiros, entrada de talentos humanos, bem como as restrições impostas pelo ambiente. Nesse ambiente, a organização coloca os resultados provenientes de suas operações, os resíduos dessas operações, resultados provenientes da aplicação específica de recursos financeiros, resultados específicos da aplicação de recursos mercadológicos, além, naturalmente, de certa quantidade de pessoas que se desligam da organização por vários motivos. Mas, de todos esses aspectos do ambiente, interessa-nos especificamente o fato de que os recursos humanos ingressam e saem do sistema gerando uma dinâmica particular que veremos adiante. O termo mercado permite uma grande variedade de significados, a saber. • O lugar antigamente se efetuava trocas de mercadorias;
• O espaço econômico onde se realiza trocas de bens e de serviços;
• A área geográfica ou territorial dentro da qual as forças de oferta e de procura convergem para estabelecer um preço comum.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas pelas organizações em um determinado lugar e em determinada época. Assim, envolve uma dimensão de espaço e de tempo. É basicamente definido pelas organizações e suas oportunidades de emprego.
O mercado de trabalho comporta-se em termos de oferta e procura, ou seja, de um lado há disponibilidade de empregos e de outro, demanda de empregos,