Recrutamento e Seleção
O subsistema de provisão de Recursos Humanos
Todo sistema necessita de recursos e insumos, aos quais são extraídos de seu ambiente externo a fim de obter-los em forma, não só de matéria, mas como também em forma de talentos para que possa ter suas necessidades competitivas e sustentáveis atendidas. Assim os subsistemas se tornam a oportunidade de muitos desses talentos de mostrar suas capacidades e também de desenvolver-se juntamente com a empresa, porém, para as empresas é necessário que se filtre esses candidatos para que realmente possuam as competências necessárias.
O subsistema de Recursos Humanos
A provisão é um subsistema que está dividido em três partes: o planejamento de RH, o recrutamento, e a seleção. È um subsistema amplo com bastante interação com o ambiente externo, ou seja, é um ambiente aberto á um processo de constantes trocas de entradas, processamentos e saídas de diversos tipos de recursos por causa das limitações que o ambiente lhe impõe.
O ambiente organizacional
As organizações vivem e operam em um meio ambiente que lhes serve de nicho. Neste ambiente estão muitas outras organizações e empresas que competem abertamente entre si. As organizações obtêm desse ambiente os seus recursos e insumos, ou seja, as suas entradas que lhe proporcionam talentos, energia, materiais e informações. Nesse mesmo ambiente eles lançam suas saídas que são seus produtos e serviços. Temos como o principal desse ambiente, o mercado de recursos humanos. A palavra mercado apresenta três aspectos: a dimensão de espaço (a área física), a dimensão de tempo e época (ter características diferentes de acordo com o tempo), uma dimensão de oferta e procura (caracteriza-se pela oferta e disponibilidade de algo). Existem dois tipos de mercado quando nos referimos a pessoas como recurso: o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho é constituído pelas ofertas de trabalho ou de emprego oferecidas