Recrutamento e Seleção
No cenário atual as empresas estão mais competitivas e necessitando cada vez mais de mão de obra mais qualificada, no contexto da atração e alocação de mão de obra é necessário dois processos: Recrutamento e Seleção de Pessoal.
1. Recrutamento
É a divulgação da uma nova vaga de emprego na empresa e a triagem de possíveis candidatos com base nos pré-requisitos do cargo. Pode acontecer em duas formas: o recrutamento interno e recrutamento externo.
Recrutamento interno: É a divulgação da vaga para os próprios candidatos que já atuam na empresa oferecendo a possibilidade de promoção ou transferência, assim gerando oportunidade de crescimento.
Recrutamento externo: É a divulgação de uma vaga ao público em geral, por meio de internet, agências de emprego, jornal, cartazes, escolas profissionalizantes etc. Possibilitando a participação de candidatos externos.
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos no mercado de recursos humanos para abastecer seu processo seletivo. Na verdade, o recrutamento funciona com processo de comunicação: a empresa divulga e oferece oportunidades de trabalho ao mercado de recursos humanos.
2. Seleção de Pessoal
A seleção de pessoal é um dos subsistemas de recursos humanos mais importantes. Depois de efetuado o recrutamento, o próximo passo é selecionar o indivíduo em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo. Para se garantir uma seleção de sucesso é imprescindível que o profissional de recursos humanos tenha efetuado uma análise de cargos atualizada que auxilie diretamente no recrutamento e garanta uma seleção correta. O processo seletivo nem sempre é o mesmo embora o seu objetivo final seja a escolha de um candidato que esteja adequado às necessidades da empresa. A seleção de pessoal varia de acordo com o cargo que precisa ser preenchido. As quantidades de etapas assim como a complexidade do processo