Recrutamento e seleção
O recrutamento e a selecção de pessoas foi iniciado a quando a existência da preocupação em avaliar as pessoas tendo em conta vários aspectos comportamentais, tais como expectativas, valores, dedicação e principalmente a competência existente e procurada com a intenção de escolher as mais indicadas à execução de actividades específicas dentro das organizações.
Às novas realidades organizacionais adoptaram-se medidas que visam o desenvolvimento do seu capital e potencial humano. O recrutamento e selecção constituem actividades integrantes no processo actual de gestão.
As organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a seu respeito para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não. Tais actividades envolvem a exploração e análise do mercado de trabalho tendo em vista a escolha das pessoas indicadas para ocupar um determinado cargo de modo a suprimir necessidades da organização e contribuir para o seu desenvolvimento.
Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer o processo de selecção. O recrutamento consiste nas actividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre fontes capazes de fornecer à organização o número suficiente de pessoas necessárias para a obtenção dos seus objectivos.
Recrutar os melhores profissionais é o segredo. As pessoas são o seu activo mais precioso e para isso é necessário apostar num recrutamento cuidadoso e bem estruturado que vá de acordo às necessidades da organização. O recrutamento é uma actividade de divulgação, de chamada, de atenção e de incremento de entrada. Já a selecção é a de escolha da pessoa que maior probabilidade tem de se ajustar ao cargo.
Este trabalho visa, através de uma abordagem teórica, descrever esse processo. Pretende-se recrutar e seleccionar um indivíduo para desempenhar a função de Contabilista. Dessa forma, procura-se compreender todas as técnicas utilizadas na escolha do profissional ideal à