Recrutamento e seleção
Hoje em dia Recrutamento e Seleção é uma área bem mais procurada. Antigamente era apenas um setor dentro de cada empresa, mas com o aumento de Mao de obra, ela foi crescendo junto e se tornando independente ao ponto de ter empresas únicas especializadas em Recrutamento e Seleção. Recursos Humanos pode se considerar o pai desta área, por ser a responsável de criá-la.
Concordam com a afirmação de Chiavenato, em 1983, onde encontram a pessoa certa para o cargo certo. Por isso é mais pratico procurar uma agencia de Recrutamento e Seleção ao invés de ela mesma fazer essa procura. Pois a missão de tal é esta.
O Recrutamento é dividido em três etapas de divulgação:
• Recrutamento Interno – onde é divulgado dentro da própria empresa o cargo. Se algum funcionário se interessar ou no intuito de promover alguém ao novo cargo, desde que caiba e assuma novas maneiras e responsabilidades dentro do mesmo, automaticamente o cargo antigo estará disponível. O lado bom dessa divulgação cabe ao custo baixo que a empresa terá.
• Recrutamento Externo – divulga-se em jornais, contratação de agencias de empregos e agencias de RH. Uma desvantagem é o custo mais alto por ser publicadas fora da empresa. E talvez a desmotivação de trabalhadores por não terem a chance de demonstrar a capacidade de merecer o cargo aberto.
• Recrutamento Misto – nada mais é do que a junção dos dois itens acima. O cargo oferecido está aberto para os trabalhadores de dentro da própria empresa, como também para interessados de fora. Vale apenas considerar que irá ter mais responsabilidade e merecimento para o novo cargo.
A princípio, o currículo nada mais é do que um cartão de visita do interessado. Fica a dica onde o mesmo deve estar no mínimo com o português correto, ter os dados pessoais e ser bem claro com o objetivo. Quanto as experiências, cursos e demais detalhes, é interessante estar levando os certificados e também a carteira de trabalho.