Recrutamento e Seleção: A Importância do processo nas empresas
Devido a globalização, ao desenvolvimento tecnológico, as mudanças da sociedade e a grande competitividade das organizações, é nítido que as empresas dependem forte e diretamente das habilidades e características das pessoas que nelas trabalham. Ou seja, as empresas e seus colaboradores precisam acompanhar o ritmo do mercado.
Recrutamento e Seleção é um processo de extrema importância para as organizações, pois é através desse processo que os candidatos irão adentrar na empresa.
É indispensável muito empenho neste processo, para que seja colocada no cargo a pessoa que tenha competência e aptidão para desempenhar as funções e tarefas do mesmo. Caso esse processo não seja eficaz, à tendência a falha na colocação de uma pessoa inadequada no cargo é grande, e devido a isso a empresa corre o risco de ter seu resultado final afetado, ou então gastos desnecessários em decorrência da rotatividade.
“Devido a essa crescente globalização dos negócios e a gradativa exposição a forte concorrência, as palavras de ordem para as empresas passaram a ser: produtividade, qualidade e competitividade.” (CHIAVENATO, 2006, p. 11)
2. RECRUTAMENTO
Para Fernandes (2011 p. 32 apud MARRAS, 2007), define o recrutamento como atividade de administração de recursos humanos e tem com finalidade a captação de pessoas interna ou externamente com o objetivo de suprir a necessidade de pessoas dentro da organização. O recrutamento é divido em três etapas: pesquisa interna das necessidades, pesquisa interna de mercado e definição das técnicas de recrutar a utilizar formando o planejamento de recrutamento.
Segundo Chiavenato (2006, p. 60) “O Recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma sequência de três fases:
O que a organização precisa em termos de pessoas;
O que o mercado de RH pode oferecer;
Quais as técnicas de recrutamento a aplicar.
2.1 RECRUTAMENTO INTERNO
O recrutamento interno ocorre quando a empresa procura preencher as