nljnljbnljbnol

2931 palavras 12 páginas
O Homem mais rico da Babilônia
A Babilônia foi uma cidade que superou obstáculos - clima árido e seco, longe de rotas comerciais e com poucos recursos naturais – e tornou-se uma cidade bem sucedida por longos anos. Além disso, destacou-se pela inteligência de seu povo, pioneiro em conhecimentos na área da matemática, das finanças, da engenharia e na política.
O livro narra diversas histórias que têm em comum a superação de adversidades de seus personagens e a conquista por eles de uma imagem de cidadãos respeitados e bem sucedidos.
Embora os fatos relatados tenham ocorrido em épocas longínquas, os ensinamentos contidos em “O homem mais rico da Babilônia” traz conselhos atuais, totalmente pertinentes aos dias presentes.
Dentre as histórias, destaca-se a de Arkad, o homem mais rico da Babilônia, que perseguiu o propósito de ser bem sucedido, tomando conselhos com o rico e sábio Algamish. Arkad ensina o caminho do sucesso em sete soluções para a falta de dinheiro:
1) Comece a fazer seu dinheiro crescer – Arkad ensina que reter a décima parte dos ganhos é uma atitude inteligente, e é uma garantia para o futuro, quando não se terá a mesma força para o trabalho;
2) Controle seus gastos – Arkad ensina a evitar gastos supérfluos para que, mais tarde, quando os celeiros estiverem cheios, se possa satisfazer facilmente desejos secundários.
3) Multiplique seus rendimentos – Arkad ensina a aplicar os ganhos, de maneira que seu dinheiro cresça um quarto de seu valor a cada quatro anos.
4) Proteja seu tesouro contra a perda – Arkad aconselha a não aplicar seu tesouro em negócios incertos e, especialmente, não arriscar o capital principal.
5) Faça do lar um investimento lucrativo – Arkad desaconselha o aluguel, ressaltando o benefício de se ter uma casa própria.
6) Assegure uma renda para o futuro – Arkad estimula a aplicação do recursos em aquisição de bens que assegurem uma renda na velhice.
7) Aumente sua capacidade para ganhar – Arkad demonstra que a

Relacionados