Recrutamento e seleção para uma organização
O presente projeto de pesquisa tem por objetivos apresentar conceitos, informações e exemplos que comprovem a importância do processo de recrutamento e seleção para uma organização, a responsabilidade dessa área, a exigência empresarial sobre profissionais mais qualificados, a qualidade e o profissionalismo.
O processo de recrutar (identificar, encontrar talentos) e seleccionar (diferenciar os melhores dentre os identificados) são, definitivamente, actividades muito complexas.
Realizar um recrutamento e uma selecção que vise os interesses das empresas e valorize o processo com um feedback direccionado ao candidato é a nova prática de muitas empresas que pretendem alcançar o lado humano ao recrutar e seleccionar aquele que será o seu maior investimento.
Da mesma forma que os indivíduos buscam entrar em organizações que possibilitam planos de carreiras, benefícios e responsabilidade Social para com eles.
Chiavenato comenta em seu livro “Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal” que agregar novos talentos nas organizações não significa somente pensar em atividades, mas sim no seu futuro e destino. Cada candidato deve ser tratado como um futuro gerente, diretor ou até mesmo presidente, pois assim é possível a construção de alicerces à visão organizacional.
Cometer o erro de somente tratar o candidato para um único cargo ou posição é desvalorizar o capital humano e o valor do negócio.
2. RECRUTAR BEM
Segundo Chiavenato o recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados capazes de ocupar o cargo para qual a organização necessita.
Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Pode-se ainda dizer que recrutamento é um conjunto de actividades desenhadas para atrair um conjunto de candidatos qualificados para uma organização. É a actividade que antecede a selecção.
O