Recrutamento e seleção do livro: as pessoas e as organizações
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
DISCIPLINA DE RH1
PROFESSORA: KELLEN COELHO
ALUNA: ALINE CARLA FREIRE DA SILVA MAT. 10723058
RESUMO DO CAPÍTULO; RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DO LIVRO: AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
AUTORAS: ANA CRISTINA LIMOGI FRANÇA & ELIETE BERNAL ARELIANO.
O texto argumenta que o recrutamento e a seleção de pessoas deve ser um fator estratégico, pois é uma ferramenta importante a qual a empresa pode utilizar-se para captar pessoas que agreguem condições conhecimentos e habilidades que reflitam diretamente na qualidade da empresa.
O recrutamento, é a fase inicial , assim denominado por ser o processo de busca das pessoas para o preenchimento da vaga e tem influência direta no mercado de trabalho. A busca por estas pessoas podem ser a atração de pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho e as que não estão. Estas são as formas básicas, no entanto, destas formas básicas, derivam outras formas de recrutamento, ex.Recrutamento interno- caracterizado pela procura de funcionários dentro da própria empresa e a escolha de Recrutamento externo, a busca destes candidatos no mercado de trabalho.
Após o recrutamento, a sequência é a etapa da seleção de pessoas, baseado na expectativa de escolher o candidato mais adequado para a organização dentre todos os recrutados. Nesta etapa, deve se considerar a compatibilidade do perfil do candidato para a vaga ofertada.
O Processo de seleção de pessoas,utiliza-se de algumas técnicas como:
Entrevistas, é considerado o instrumento mais importante, porque através dele pode se verificar aspectos evidentes e determinantes para a ocupação do cargo., a entrevista tem quatro estágios básicos:abertura; pesquisa; troca e o fechamento com o feedback.
Provas de conhecimentos gerais e específicos: estes, visam avaliar o grau de instrução intelectual ou cultural do candidatos.
Testes psicológicos: