A mulher e a política
Faculdade de Formação de Professores
Pesquisa científica
A mulher e a política
ALUNA: Carmen Lucia Cupertino Mendonça
Trabalho apresentado para avaliação final, na disciplina de TCE do curso de LETRAS. Turno tarde / noite, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, FFP. Ministrado pelo professor Alex Fabiano.
São Gonçalo, 1º de junho de 2010
Apresentação da pesquisa
Esta pesquisa abordará o sentido do termo política e o processo da conquista da mulher na política brasileira desde os primeiros momentos, no século XX, quando foi lhe dado direito do voto, até hoje no século XXI, quando a mulher ainda luta contra os preconceitos de uma sociedade predominantemente masculina.
A mulher e a Política
O Brasil está a quase três meses do primeiro turno para eleição de 2010. Serão eleitos os governadores, deputados estaduais e federais, senadores e o presidente da nação, que desta vez poderá ser uma mulher.
O termo "Política", em qualquer de seus usos, na linguagem dos especialistas e profissionais, refere-se ao exercício de alguma forma de poder e, naturalmente, às múltiplas consequências desse exercício. (Definição de política de João Ubaldo Ribeiro, POLÍTICA, Nova Edição Revista e Ampliada pelo Autor, 8ª Edição, Editora Nova Fronteira, 1986.
Mediante a esta definição, pode-se afirmar que o ser humano de um modo geral é um ser político, e que não existem apolíticos. Porque todos querem de alguma forma exercer um tipo de "poder" e beneficiar-se dele.
Entretanto, João Ubaldo afirma que definir a política apenas como uma forma de "poder" não chega a ser satisfatório, pois há muitas dificuldades para que se saiba o que é o "poder", seria um fluído mágico? Argumenta ele. Um exemplo de poder por ele citado é o que existe antes