Recrutamento e seleção de pessoas
Evolução, eficiência e humanização.
²
RESUMO
Este trabalho enfocará aspectos acerca dos procedimentos envolvendo as funções do Departamento de Recursos Humanos, sob a ótica das empresas privadas, nos tempos atuais, como forma de atender a demanda do mercado, contratando profissionais capacita[1]dos. Para tanto evidenciará aspectos a partir da Revolução Industrial e a Segunda Revolução Tecnológica como parâmetro de entendimento do processo de seleção nas empresas, nos dias de hoje como elas tratam desta questão, quais os métodos utilizados e o que almejam como resultados, uma vez que este é um processo que vem se aperfeiçoando a cada dia. Dentro deste contexto serão analisadas as etapas deste recrutamento, já que depois de contrato tais serviços, é preciso observar como as organizações lidam com o fato de preservar e manter o funcionário contratado, evidenciando quais os critérios que as empresas adotam para qualificar as pessoas contratadas, como o “Programa da Qualidade Total” e o “Programa 5S”. Num outro momento ele abordará o perfil das pessoas que procuram uma vaga no mercado de trabalho e como elas têm se preparado para os cargos oferecidos. Por fim, o texto argüirá sobre a ética, e a participação das empresas para com a responsabilidade social.
Palavras-chave: Seleção de Pessoas. Mercado de Trabalho. Responsabilidade Social.
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo analisar e debater como se organiza o processo de recrutamento e seleção de pessoas no interior da empresas. Elencará a importância do Departamento de Recursos Humanos na contratação dos funcionários.
Para situar esta discussão, num primeiro momento o texto discutirá aspectos fazendo uma breve retrospectiva da história, que se faz necessário para um melhor entendimento acerca de uma sociedade globalizada nos tempos atuais.
Mais adiante será abordada a forma de como se dá o processo de selecionar pessoas