Recrutamento e seleção de funcionarios de uma empresa
Voltar
Recrutamento e seleção dos profissionais
Antes de contratar estagiários, trainees e profissionais efetivos, que irão compor a equipe de uma empresa, o departamento de gestão de pessoas(ou recursos humanos) normalmente realiza um processo seletivo.
A principio é feito o recrutamento no intuito de ampliar as possibilidades de escolha. Posteriormente começa o processo de seleção que dentre os recrutados, selecionam os que melhor se encaixam no perfil que a empresa busca.
No entanto, há muita dúvida acerca desses processos. Sabendo disso, o Portal Emprego e Renda realizou uma entrevista muito interessante e esclarecedora comMeiry Kamia, sobre Seleção e Recrutamento dos profissionais.
Para os selecionadores
1 – Como fazer um recrutamento de modo a captar o máximo de pessoas adequadas possíveis?
O bom recrutamento precisa responder às perguntas básicas:
1- Por que recrutar? A resposta indicará as necessidades da organização e o perfil do cargo. Essa parte do processo é muito importante, pois sem saber ‘o que’ deseja será difícil reconhecer o talento quando o mesmo aparecer.
2- Quem recrutar? A resposta indicará quais as competências técnicas e comportamentais que o candidato deve ter de forma a preencher os requisitos do cargo.
3- Como e onde recrutar? Nesse caso há dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. Recrutar no plano interno significa utilizar os recursos humanos já existentes na organização sem recorrer ao mercado externo. As vantagens de se realizar um recrutamento interno são:
a) Divulgar a vaga internamente tem um custo bem menor do que o recrutamento externo.
b) Há mais agilidade no processo.
c)Incentiva-se a motivação dos trabalhadores para crescerem dentro da empresa.
d) O fato de conhecer previamente o trabalho do profissional torna o processo mais seguro, pois o histórico já mostrará as habilidades e pontos a serem melhorados do