Recrutamento e seleção da natura
São processos que fazem parte da rotina de preenchimento de uma vaga em aberto, nos procedimentos de admissão pessoal. Para ter uma boa seleção primeiramente deve-se começar pelo recrutamento, que são oportunidades que a empresa abre para novos candidatos interessados pelo cargo, assim os recrutadores buscam conhecer melhor as funções especificas do cargo; isso é uma forma também de "peneirar" os candidatos para enfim ir ao próximo passo antes da seleção. Fideliz (2007)
1.1 Recrutamento São oportunidades que a empresa abre para novos candidatos interessados pelo cargo, assim os recrutadores buscam conhecer melhor as funções especificas do cargo;
O recrutamento é importante porque não trata de apenas de divulgação de vagas, mas de atrair pessoas qualificadas dentro das necessidades da organização.
Inicia um recrutamento quando a necessidade de Recursos Humanos é identificada (um ou vários setores apresentam disponibilidade de cargos necessários para a contratação ou substituição) surgindo, assim a vaga.
Segundo Fideliz (2007) uma vaga pode surgir por:
•Expansão da empresa: aumento do quadro de funcionários, abertura de filiais ou criação de outros setores.
• Substituição: devido á demissão, morte, aposentadoria, transferência, promoção ou licença de funcionários.
O recrutamento é um processo que varia conforme a empresa, porém quando bem planejado, traz resultados significativos.
Em geral. O processo é feito em quatro fases:
• Coleta de dados: do perfil do cargo, da urgência da vaga, dos recursos disponíveis.
•Planejamento: que cargo, quando recrutar, quem deve recrutar, e onde recrutar e como divulgar a vaga.
• Execução do recrutamento: divulgação da vaga, captação de currículos profissionais dos candidatos, conforme a estratégia da empresa.
• Avaliação dos resultados: quantos candidatos responderam ao recrutamento, em quanto tempo. Comparação do perfil dos candidatos com o perfil da vaga e os custos