Recrutamento e selecao
Segundo Chiavenato (2002, p. 197) “Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização”.
O recrutamento é feito com base nos dados referentes às necessidades presentes e futuras de recursos humanos da organização e consiste nas atividades relacionadas com a pesquisa e intervenção sobre as fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de candidatos, entre as quais possivelmente, aqueles necessários à organização para a consecução de seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair candidatos entre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. (CHIAVENATO 2009, p. 68).
O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organização atrai candidatos para abastecer seu processo seletivo. Funciona como um processo de comunicação, onde a organização divulga e oferece oportunidades de trabalho. É um processo de mão dupla, o recrutamento comunica e divulga oportunidades de emprego, ao mesmo tempo em que atrai os candidatos para ao processo seletivo. Se apenas comunica e divulga, ele não atinge seus objetivos básicos, o fundamental é atrair e trazer candidatos para preencherem cargos vagos e disponíveis, valendo a pena acrescer a preocupação em atrair também competências necessárias ao sucesso organizacional.
A utilidade do recrutamento de pessoas vai depender do seu foco, ou seja, vai depender do objetivo que se propõe. Ele pode estar focalizado na busca de candidatos para preencher cargos vagos na organização e manter inalterado o