Recrutamento pessoal
Pedro Henrique Pereira Lima RESUMO Todo o processo de seleção absorve vários componentes para obter profissionais qualificados no mercado, para isso utilizamos os recursos humanos que engloba à análise de mercado, análise de cargo, recrutamento (interno e externo), e entrevistas para obter informações dos candidatos ou observando as reações do candidato no cotidiano de trabalho.
INTRODUÇÃO Segundo Chiavenato (2002), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Pessoas e organizações convivem em um interminável processo dialético. As pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam as organizações, informando-se e formando opiniões a respeito delas, as organizações procuram atrair indivíduos e obter informações a respeito deles para decidir sobre o interesse de admiti-los ou não. Do ponto de vista da organização, o processo de atração e escolha não é simples. Segundo Marras (2000), todo processo de recrutamento de pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, no que tange à contratação de novos profissionais. Recrutamento pode ser tanto externo, quanto interno. O recrutamento externo busca profissionais com ideias inovadoras e atualizadas, para todas às vezes mais inovar o conceito de trabalho. No recrutamento interno, abre possibilidades de crescimento dentro da própria empresa, para facilitar esse processo ocorrem promoções onde os empregados estão sujeitos a aumento de cargo, e transferências de setores ou até mesmo de cidades.
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Segundo Chiavenato (2004), o recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização.
Todo o processo de recrutamento pessoal tem início a partir de uma necessidade interna da organização, segundo Marras