Recrutamento Pessoal
Recrutamento são os passos tomados pela empresa que se inicia com o surgimento da necessidade de mão-de-obra, até o ponto da entrevista. O recrutamento é um sistema que visa atrair candidatos.
Algumas fontes de pesquisa são ou podem ser utilizadas neste processo, como: PESQUISA EXTERNA: a pesquisa no mercado onde é feito todo um trabalho de divulgação, para apresentar ao mercado a necessidade da organização em se encontrar um colaborador.
PESQUISA INTERNA: buscando o perfil de profissional na própria organização. Voltada para valorização da mão-de-obra e busca de motivação interna, ficando mais fácil selecionar o perfil desejado.
Segundo Chiavenato (1991), recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
Seleção de Pessoal
Feito o recrutamento, o próximo passo é a seleção, que se caracteriza pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, ou com entrevistas.
Uma Boa Seleção de Pessoal resulta em um bom profissional para a organização e a escolha de boas técnicas será o diferencial durante a seleção. Algumas técnicas de seleção citadas abaixo:
Entrevista de Seleção;
Provas de conhecimento ou capacidade;
Testes de Personalidade;
Técnicas de Simulação.
Para Chiavenato (1991) a seleção de pessoal pode ser definida singelamente como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização.