Recrutador
Perfil de um recrutador: Necessitamos de um recrutador com uma visão mais ampla, que vá um pouco além de resultados objetivos, que saiba entender realmente os motivos que estão levando determinada pessoa àquela empresa e se principalmente aquilo que ele sabe está em conformidade. Recrutar de forma eficiente é o primeiro passo para que uma empresa tenha funcionários com boa qualificação, que gerem redução de “turnover” e, consequentemente, melhores resultados.
Habilidades essenciais que um recrutador de talentos deve ter:
1º Saber como explorar bancos de dados: Os bancos de dados de currículos, seja da sua empresa ou aqueles terceirizados e disponíveis na internet, são uma fonte rica para o recrutador. No entanto, você precisa conhecer essas tecnologias e gostar do processo de busca em ambientes digitais.
2º Utilizar as redes sociais: acessar redes sociais de candidatos é uma ótima maneira de conhecer o perfil de cada um. Nesses ambientes, as pessoas agem com naturalidade, manifestam seus interesses e conversam com outras pessoas.
3º Conhecer plataformas on-line: Plataformas digitais específicas para seleção agilizam muito o processo seletivo, aumentando a produtividade do seu trabalho (redução nos gastos e tempo). Além de você selecionar o candidato mais facilmente, é possível inclusive fazer “pré-entrevistas” em vídeo e áudio com os candidatos.
4º Tomar a iniciativa: Os bons profissionais normalmente não estão procurando emprego, mas já estão ativos no mercado. Assim, você precisa ser proativo e não esperar apenas por currículos enviados à vaga se quiser