Recristalização do ácido acetilsalicílico
Introdução
O ácido acetilsalicílico é um medicamento com propriedades analgésicas e antiinflamatórias. É o medicamento mais conhecido e consumido em todo o mundo Este ácido foi sintetizado pela primeira vez em 1893, a partir do ácido salicílico (analgésico inicialmente extraído da casca do salgueiro), pelo químico alemão Felix Hoffmann quando fazia pesquisas para aliviar as dores reumáticas do pai. O novo produto possuía as mesmas características antiinflamatórias e analgésicas do ácido salicílico, mas não tinha o seu sabor azedo nem era tão irritante para as mucosas. Em 1899 o laboratório farmacêutico alemão Bayer, companhia de produtos químicos onde Hoffmann trabalhava, sintetizou-o quimicamente com acetato e comercializou-o sob o nome registrado de "Aspirina", e que apresentava caráter menos tóxico.
Uma das principais técnicas de purificação de sólidos orgânicos é a recristalização, sendo este método mais utilizado nos laboratórios. A recristalização se baseia nas diferenças de nas diferenças de solubilidade de um sólido em um solvente (ou mistura de solventes) em diferentes temperaturas.
A recristalização consiste em cristalizar novamente o solido a partir de sua solução em um determinado solvente, e,normalmente segue as seguintes etapas:
-escolha do solvente;
-solubilização do solido à temperatura de ebulição do solvente;
-filtração da solução à quente para a remoção das impurezas;
-resfriamento da solução quente para obtenção dos cristais;
-Filtração para separar os cristais e o solvente;
-secagem dos cristais, geralmente por evaporação. A técnica de recristalização só pode ser usada com o solvente apropriado. O soluto deve ser relativamente insolúvel no solvente à temperatura ambiente e a sua solubilidade deve ser muito mais alta a uma temperatura mais elevada. O aquecimento do sistema deve ser efetuado até que haja a completa solubilização da substância a ser recristalizada e o solido deve ser macerado