Recreação e Lazer
Tema: Corrida dos Números
Objetivo Geral: Vivenciar uma atividade semi-cooperativa, estimular o raciocínio rápido e a prática da atividade física.
Objetivo específico: Proporcionar aos participantes um trabalho em equipe, onde a importância do resultado é diminuída, dando ênfase na diversão e no envolvimento físico e mental de todos.
Duração: 20 minutos.
Faixa Etária: Crianças entre 12 a 14 anos, de ambos os sexos.
Número de participantes: Total de 15 participantes, sendo 1 juiz central, 2 juízes laterais e duas equipes com 6 integrantes cada.
Materiais e recursos: - 3 apitos (para os juízes laterais e central); - 12 coletes para as duas equipes, sendo 6 de uma cor e mais 6 de cor diferente; - 4 sacos grandes o suficiente para caber uma pessoa dentro; - 3 jogos de placas numeradas de 0 a 10. - 3 caixas.
Local: Quadra Poliesportiva.
Parte Inicial: Aquecimento: ao sinal do professor todos os alunos darão 5 voltas ao redor da quadra de vôlei. No final da primeira parte, os alunos terão alongamentos dos grupos musculares exigidos nas atividades a seguir.
Parte Principal - Objetivos e Regras: A brincadeira Corrida dos Números se resume no domínio das equações de multiplicação junto a velocidade e coordenação motora. A atividade se inicia assim que o juiz central estipula 2 números escolhidos por ele, e posteriormente apresenta na forma de placas aos 2 grupos participantes. Rapidamente cada grupo deve realizar a equação de multiplicação utilizando os dois números escolhidos e apresentados anteriormente pelo juiz central. Obtendo a resposta da equação, 1 integrante por vez de cada grupo deverá correr até o meio da quadra onde estarão localizados os sacos. O integrante deverá vestir o saco colocando as duas pernas dentro do mesmo, e em seguida através de pulos percorrer a outra metade da quadra. Ao final da quadra o aluno encontrará uma caixa que contém 11 placas numeradas de 0 a 10. O aluno