Orações Coordenadas Período Composto por Coordenação e Tempos Verbais
No trabalho a seguir, será apresentado o período composto, tanto por subordinação quanto por coordenação. Também serão apresentados os tempos verbais e os modos e orações reduzidas.Com a demonstração de exemplos e dicas sobre esses contextos.
Parte A
Orações Coordenadas
Período Composto por Coordenação
O período composto por coordenação é formado por orações coordenadas, que são orações independentes sintaticamente, ou seja, não há relação sintática alguma entre as orações do período. As orações coordenadas, portanto, não exercem função sintática em relação à outra oração do período. Há dois tipos de orações coordenadas: Sindéticas
Assindéticas
Orações Coordenadas Sindéticas:
São cinco as orações coordenadas sindéticas, que são iniciadas por uma conjunção coordenativa. Uma oração coordenativa sindética estabelece uma relação de sentido com a situação apresentada na outra oração.
Aditiva - Estabelece uma relação de soma, de adição.
Conjunções - e, nem, mas também, mas ainda.
Exemplo
Não só reclamava da escola, mas também atrapalhava os colegas.
Adversativa - Estabelece uma relação de oposição, de idéia contrária à da outra oração. As orações coordenadas sindéticas adversativas sempre são isoladas por vírgula, estejam no início do período, no meio ou no fim dele.
Conjunções - e, mas, porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo.
Exemplo
Sempre foi muito estudioso, no entanto não se adaptava à nova escola.
Alternativa - Estabelece uma relação de opção, de escolha, de alternância.
Conjunções - ou, ou...ou, ora... ora, quer... quer.
Exemplo
Estude, ou não sairá nesse sábado.
Conclusiva - Estabelece uma relação de conclusão da idéia contida na outra oração.
Conjunções - logo, então, portanto, por isso, por conseguinte, pois (esta, após o verbo ou entre vírgulas). As orações coordenadas sindéticas conclusivas sempre são isoladas por vírgula, estejam