recreação e lazer
Recreação é praticamente ligada a lazer, como se os dois possuíssem o mesmo significado. Isso talvez aconteça, pois os dois têm características em comum como lúdico, satisfação pessoal, e facilidade nas regras.
Mas recreação e lazer não estão restritos um ao outro, porem encontramos vivencias que pertencem um ao outro. Ler um livro, conversar com amigos, visitar exposições são atividades de lazer, sem que sejam, por definição, uma recreação. Igualmente podemos encontrar um concurso de leitura, uma visita guiada a um museu, gincanas culturais como atividade de recreação, sem que sejam, atividade de lazer.
A recreação e a Educação Física estão também relacionadas. Porem estas relações também não é uma das suas limitações. Pelo contrario, tanto esportes, com atividades físicas, apresentam elementos na pratica recreativa, junto com a musica, dança, artes no geral, convívio social entre outros são assuntos importantes para o contexto recreativo. Disto, dizemos que os esportes, a atividade física, fazem parte do universo recreativo, assim como a recreação faz parte do universo dos esportes e da prática física, sem se caracterizarem com áreas comuns.
A abordagem remetente foi dos Estados Unidos. Pra entender a recreação como um fenômeno social e educativo é necessário retroceder ao final do século XIX, quando ocorreu uma ampla difusão da recreação. Essa proposta favoreceu o sistema de conhecimento da intervenção para crianças e jovens. Esse conhecimento ocasionou a criação de espaços próprios para a prática de atividades recreativas consideradas saudáveis, moralmente válidas, produtivas e vinculadas à ideologia do progresso.
Medianteos estudos de Russell Salazar Salas, a recreação foi constituida nos Estados Unidos quando duas frentes promoviam jogos para crianças, e foram crescendo envolvendo governos locais e nacionais, pessoas buscavam fundos e escreviam