Recreação escolar
Jogos recreativos lúdicos para os desenvolvimentos pessoais, físicos psico-social na educação da criança.
O lúdico exerce um fascínio muito grande uma vez que é inerente ao ser humano, e o que é melhor, à sua parte alegre, reporta-se aos momentos em que ele está feliz.
O jogo construtivo pressupõe uma ação do individuo sobre a realidade. É uma ação carregada de simbolismo, que dá sentido á própria ação, reforça a motivação e possibilita a criação de novas ações.
Por isso os professores de educação física utilizam vários métodos para desenvolverem as mais variadas habilidades motoras, tais como as afetivas sociais e cognitivas. O jogo é sem sombra de dúvida uma das atividades físicas mais importantes, isso porque, através dele muitos conteúdos poderão ser trabalhados ainda mais quando sua abordagem acontece através da recreação de maneira lúdica.
O objetivo principal é abordar estes elementos que são eficazes para sustentar o elemento lúdico e de transmitir valores educacionais, com isso este material objetiva ser um estímulo e subsidio para professores e educadores em geral, para que compreendam a importância dos jogos como agente possibilitador de atividades que permita uma maior participação do aluno mais ativa e motivada, onde de livre e espontânea vontade, ele é o ator principal da ação educativa, resultando a validade dos jogos na construção do relacionamento social através da vivencia nas situações de liderança e cooperação no pensar em equipe e na busca de estratégias para obtenção de objetivos em comum.
Ao conceituar á palavra lúdica, Mariotti (1996) diz que se trata de uma atividade realizada livremente e isto está inter-relacionada com recreação e o jogo (apesar de poder haver determinadas regras neste último) uma vez que é acontecimento mútuo, isto é, a partir do instante em que há uma atividade de jogo, esta poderá ser de caráter lúdico, em que o aluno fica “absorto” por completo sendo uma forma de ele se evadir da vida