O “óleo de lorenzo”
Disciplina de História da Enfermagem
Título: O “Óleo de Lorenzo”
Aluna: Angela Pereira de Sousa
O “Óleo de Lorenzo” é uma estória real de coragem, determinação e dedicação.
Até a idade de 7 anos, Lorenzo é um menino normal. Mas é nessa época que começam a aparecer estranhos sintomas: lapsos de memória, hiperatividade, desmaios e outros estranhos problemas mentais.
É diagnosticada a doença: ALD, uma extrema e rara disfunção degenerativa do cérebro, até então incurável.
Frustrados com os fracassos da medicina, os pais de Lorenzo fazem de tudo para aprender sobre a doença, buscando incansavelmente uma cura para o problema do amado filho.
O casal passa a estudar medicina de forma autodidata na tentativa de encontrar a cura para a doença do filho, pois se recusam a aceitar passivamente este diagnóstico e passaram a se dedicar ao estudo dos mecanismos básicos celulares, em livros de cursos de medicina. Inicialmente buscavam aprender e entender como as células do nosso organismo funcionam, para isso, passavam dias e noites em bibliotecas, mergulhados em livros.
Quando eles acreditavam que haviam encontrado alguma informação relevante, procuravam médicos e professores dos cursos de medicina e discutiam com eles suas idéias, sempre buscando encontrar uma forma de tratamento que minimizasse seu sofrimento.
Ele conseguiu chegar a fase adulta graças a coragem, determinação e dedicação dos pais e apesar de suas limitações, conseguia se comunicar pelo piscar de olhos e movimentos dos dedos, mas não se curou, porque as lesões no sistema nervoso central deixaram sequelas permanentes, mas a doença estacionou. Porém o mais significativo dos fatos foi à prevenção do desenvolvimento dos sintomas dos novos casos diagnosticados em outras crianças que tiveram suas vidas mudadas pelo “Óleo de