lazer e recreação
Paidéia, 2006, 16(33), 111-118
RECREAÇÃO PLANEJADA EM SALA DE ESPERA DE UMA UNIDADE
PEDIÁTRICA: EFEITOS COMPORTAMENTAIS1
Áderson Luiz Costa Junior2
Universidade de Brasília
Sílvia Maria Gonçalves Coutinho
Hospital de Apoio de Brasília
Rejane Soares Ferreira
Universidade Católica de Goiás
Resumo: Humanizar a assistência a crianças e adolescentes hospitalizados significa minimizar os sofrimentos proporcionados pela doença e pelos eventos estressantes típicos da experiência de internação. Este trabalho teve como objetivo a investigação dos efeitos de um programa de recreação planejada em sala de espera hospitalar sobre o repertório de comportamentos de crianças e adolescentes em tratamento de câncer.
As atividades e brincadeiras propostas abordavam temáticas hospitalares, especialmente relacionados às doenças e tratamentos em vigor. Participaram 91 crianças e adolescentes, divididos em três faixas etárias: préescolares, escolares e adolescentes. A recreação planejada possibilitou uma ampliação do repertório de comportamentos colaborativos e de interação social, bem como uma melhor adaptação às condições adversas impostas pelo ambiente hospitalar e eventos do tratamento. A recreação planejada pode constituir uma atividade de intervenção sistemática da psicologia, útil à compreensão de como crianças e adolescentes enfrentam a doença e o tratamento.
Palavras-chave: recreação planejada; brincar; sala de espera hospitalar; psicologia pediátrica.
PLANNED RECREATION IN PEDIATRIC UNIT WAITING ROOM:
BEHAVIORAL EFFECTS
Abstract: Humanize the assistance to the hospitalized children and adolescents means to minimize the sufferings provided by disease and the typical stressing events of hospital experience. This study had as goal the effects investigation of a recreation program planned in a pediatric oncology unit waiting room about the children and adolescents behavioral repertoire. The proposed jokes referred to the disease and to the treatment.
They took part 91 children