RECREA O
SERPENTE
Como brincar
A brincadeira é semelhante ao pega-pega, mas cada jogador que é pego dá a mão para o pegador e também começa a perseguir os outros participantes.
Cada jogador capturado se une formando uma grande corrente. Quanto maior a serpente, mais difícil será para os perseguidores alcançarem os perseguidos. Aí entra a criatividade para bolar estratégias que possam ajudar na captura, como formar um ‘paredão’ para não deixar ninguém passar.
Dica: com grupos grandes, faça uma disputa entre serpentes. Divida os jogadores em equipes de 4 a 6 crianças, unidas pela cintura em fila indiana. Quem estiver na frente é a ‘cabeça’ da serpente e deve perseguir e pegar o último jogador (a cauda) das outras serpentes. Ao mesmo tempo, deve proteger a própria ‘cauda’.
Faixa etária: Acima de 3 anos
Estimular: Coordenação motora, Cooperação, Estratégia, Resistência, Condicionamento Físico
Participantes: 8+
PEGA RABO
Como brincar
Divida os participantes em duas equipes – ou mais, dependendo do número de participantes – e distribua, para cada uma, pedaços de pano ou fitas de cores diferentes, identificando cada time.
Os jogadores devem prender a fita no cós da calça ou bermuda, como se fosse um rabo.
Neste jogo de pega-pega, as crianças correm umas atrás das outras e tentam pegar o maior número de ‘rabos’ da equipe adversária. Quem ficar sem rabo espera a brincadeira acabar.
Dica: determine um tempo para a caçada, como dois ou três minutos.
Faixa etária: Acima de 6 anos
Estimular: Agilidade, Cooperação, Condicionamento Físico, Velocidade.
Participantes: 8+
Material: Fitas colorias
Rabo do Dragão
Como brincar
Peça para que os alunos se coloquem em circulo. Dois alunos são colocados ao centro, estes alunos devem ser posicionados um à frente do outro. O primeiro aluno será chamado de dragão, e o segundo será o rabo do dragão. A bola é dada às pessoas do círculo que tentarão acertá-la no rabo do dragão (queimando o rabo). O dragão deverá proteger o seu rabo, de