O Que Faz Do Brasil Brasil Vers O Final
DENIFIÇÃO DO BRASIL
Em uma pesquisa da identidade nacional, DaMatta revela os brasileiros e sua cultura, festas populares, manifestações religiosas, literatura e arte, leis e regras, costumes e esportes.
DaMatta estabelece uma distinção radical entre:
O “Brasil” maiúsculo do título significa muito mais que só o nome do país, por trás desse significado encontra-se a sua expressão, a cultura, aquilo que designa um povo, uma nação, um conjunto de valores, escolhas e ideais de vida.
O “brasil” com o “b” minúsculo, que na verdade representa uma alusão a um tipo de madeira de lei, a algo sem vida que não pode se reproduzir como sistema (feitorias, colônias).
CAPÍTULOS ESTUDADOS
CAPÍTULOS 2 A 4
A Rua
A Casa
O Trabalho
As Relações Raciais
Sobre Comida e Mulheres
CAPÍTULO 2
A triangulação descrita por DaMatta, entre os três eixos do capítulo 2 do livro: A casa, a rua e o trabalho contrastam entre si e ao mesmo tempo complementam-se através de uma análise social de dualidades de valores e moral.
Na casa a liberdade regida pela família, na rua as leis que reprimem e nos trabalho as relações de coleguismo ou autoritarismo. Para DaMatta a ideia de residência é um fato social totalizante, na casa há tranquilidade, calma, harmonia. Na rua há luta, batalha, perigo. No trabalho há concorrência, reclamação, chefe, batente. No entanto, essas três ideias se correlacionam, pois fazem parte da vida do indivíduo. Na rua se vê o povo. Na casa, o “amigo”. No trabalho, o “colega”.
A CASA
Para Damatta, na casa ou em casa, somos membros de uma família e de um grupo fechado, com fronteiras e limites bem definidos. Seu núcleo é constituído de pessoas que possuem as mesmas tendências e seus valores serão diferentes de outros.
“Tudo, afinal de contas, que está no espaço da nossa casa é bom, é belo e é, sobretudo, decente”.
Na Casa, vivemos uma construção de laços, onde nos relacionamos com os familiares ou aqueles que moram juntos,
criamos