Reconstrução histórica do serviço social
ANGÉLIA APARECIDA DE SOUZA TRESSODI
RESENHA: RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO SERVIÇO SOCIAL E SUAS RELAÇÕES COM AS CLASSES SOCIAIS
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO.......................................................................................................8
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................9
INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta dados sobre a adolescência segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente e as medidas sócio-educativas e protetivas de acordo com o ECA 8.069/90, e também sobre os programas de atendimento ao adolescente que comete o ato infracional em Poços de Caldas – Minas Gerais.
DESENVOLVIMENTO
A sociedade capitalista deu inicio com a dissolução com a ordem feudal.
No século XVIII, o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrialização, dando origem entre capital e o trabalho, ou seja, entre patrão x empregado. Passando assim a ser os principais representantes desta organização. O pobre servia única e exclusivamente para trabalhar para seus patrões e tinham que ganhar somente o básico para sua sobrevivência, não podiam melhorar suas condições e sua existência era defendida pelos ricos, a existência do pobre era defendida pelos ricos, pois os ricos são ricos à custa dos pobres, ou seja, para poderem ficar ricos eles precisam dos pobres trabalhando para eles.
Vivemos num mundo onde as pessoas são diferentes. Os aspectos mais simples para constatarmos as diferenças são: físicos ou sociais. Existem pessoas em nossa sociedade que vivem em absoluta miséria, sem ter muitas vezes o que comer, enquanto outras vivem em mansões com a mesa farta. Com isso, vemos que existe a desigualdade social, ela é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade. Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade social,