Aterramento el~etrico
Apresentar recursos que possibilitem otimizar projetos de sistema de aterramento, com base em estudo do solo em que se deseja implementar o sistema, de posse deste estudo é possível definir uma malha de aterramento de menor custo e que ofereça o escoamento necessário de corrente para garantir a segurança tanto do patrimônio quanto pessoal.
INTRODUÇÃO
O sistema de aterramento tem papel fundamental quando se trata de analisar condições de segurança das instalações e de funcionalidade do sistema de energia elétrica, além de prover segurança pessoal aos habitantes da edificação.
As condições de um determinado sistema de aterramento podem ser simuladas antes de sua implantação por meio de modelos teóricos matemáticos, este procedimento apesar de útil é pouco empregado por muitos projetistas o que acarreta em custos elevados por dimensionamentos errôneos que levam a re-trabalho, desperdício de material ou ainda à favorecer ocorrências de sinistro.
1.0 - CONCEITO BÁSICO SOBRE SISTEMAS DE ATERRAMENTO
A interligação das massas dos equipamentos, das partes metálicas da estrutura à uma malha composta por hastes e condutores elétricos enterrados com o intuito de propiciar um caminho seguro para as correntes indesejáveis, compõe um sistema de aterramento.
Segundo Cotrin (1992) as principais funções de um sistema de aterramento são:
a) Limitar os níveis de potenciais ou distribuição destes, a patamares seguros, com redução dos riscos para pessoas e animais;
b) Permitir que os dispositivos de proteção sejam sensibilizados, isolando rapidamente as falhas à terra;
c) Facilitar o escoamento de cargas estáticas em corpos e equipamentos elétricos/eletrônicos;
d) Direcionar rapidamente para a terra as altas correntes provenientes de descargas atmosféricas;
e) Utilizar o solo como condutor efetivo de retorno das correntes no sistema MTR;
f) Obter uma resistência de aterramento a mais baixa possível, para corrente de falta a terra;
g) Proporcionar o