Recomendações a uma professora iniciante
ECAE II – 4º SEMESTRE
Durante uma reunião com professores das séries iniciais, a coordenadora pedagógica propôs aseguinte situação:
"Imagine que você orientará uma professora alfabetizadora iniciante. Quaisrecomendações lhe daria para que seus alunos aprendessem a ler e escrever o mais rápido possível?"
Veja o que alguns professores disseram:
Maria Estela — Eu aconselharia a investir na leitura, pois a leitura ajuda bastante no aprendizadoda escrita. Diria a ela para iniciar com os textos simples e curtos para que os alunos pudessemfixar as sílabas e, com o tempo, apresentar textos mais longos e com sílabas complexas.Tomar aleitura desses textos também é muito importante.
Sueli — Diria a ela que é preciso ter muita paciência no início do ano, pois nem todas as criançasingressam na 1ª série com maturidade para se alfabetizar. Nos primeiros meses é importantetrabalhar com exercícios de coordenação motora fina, lateralidade, atividades fora da classe, aoar livre, para que as crianças treinem o traçado das letras no chão, na parede, com brincadeiras.Com esse investimento no início,muitos problemas, como a troca de letras, dificuldade de copiarque, mais adiante, poderiam atrapalhar a vida escolar do aluno, são resolvidos.
Lúcia — Além dessas recomendações que as colegas já colocaram, eu acrescentaria que tambémé muito importante para o sucesso dos alunos na alfabetização estar atento aos problemas quevivenciam em seus lares: alimentação precária, falta de carinho e atenção, dificuldade econômicapara a compra de material escolar, agressividade… Muitos alunos não aprendem a ler e escreverpor causa desses problemas, e se o professor não considerar isso acaba pensando que suas aulasé que não são boas.
Sandra — Eu recomendaria que planejasse suas aulas com antecedência e trabalhasse com palavras-chave que têm significado para os alunos.A compreensão da sílaba torna-se mais fácilquando partimos de palavras que fazem