recomendações macronutrientes
CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE NUTRIÇÃO HUMANA
PORTFOLIO DE NUTRIÇÃO HUMANA
CAPÍTULO II
MARRIS FERNANDES CASSAMASSIMO
UBERABA, 15 DE MAIO DE 2014
CAPÍTULO II
Padrões de distribuição de Calorias provenientes de proteínas, carboidratos e lipídios em um dia alimentar e em refeições, recomendações de consumo de fibras alimentares; fontes alimentares.
INTRODUÇÃO
Cada vez mais a população, de um modo geral, tem-se preocupado com a qualidade dos alimentos consumidos, tanto em relação ao seu aspecto nutricional quanto aos possíveis efeitos maléficos que possam afetar diretamente a qualidade de vida .(OLIVEIRA, 1998.)
As proteínas, carboidratos, lipídeos e álcool são os componentes dos alimentos que contribuem para o fornecimento de energia (calorias) para a dieta. A energia é necessária para sustentar várias funções no corpo, incluindo respiração, circulação, trabalho físico e síntese proteica. .(OLIVEIRA, 1998.)
Os carboidratos constituem a principal fonte de energia usada pelos seres vivos. Fonte primaria produzida pelas plantas através da fotossíntese, a glicose é a base para a síntese de formas mais complexas de carboidratos e energia para vida vegetal e animal. Os carboidratos fornecem cerca de 50 % das calorias totais diárias da dieta dos indivíduos e eles também possuem papel muito importante para a manutenção da integridade do trato digestório, através do consumo de alimentos ricos em fibras, e no fornecimento de energia para o cérebro e sistema nervoso. No organismo humano a glicose proveniente dos carboidratos é utilizada para produção de ATP, cada grama de carboidrato fornece 4kcal. (CARDOSO, 2006, p. 19)
As proteínas são consideradas como maior componente funcional e estrutural de todas as células do organismo. Podem ser definidas por macromoléculas compostas por cadeias longas de aminoácidos unidos por ligações peptídicas.