Reclama O 1
Introdução
O que é e para que serve?
A reclamação e uma maneira de mostrarmos a nossa opinião perante algo que chamos que esta errado.
Segundo a legislação portuguesa qualquer estabelecimento de venda ao público deve ter um livro de reclamações.
Como usar o livro de reclamações? ( ver pag.34/35)
O livro de reclamações é um livro obrigatório em todos os estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços. O livro de reclamações é utilizado pelos consumidores sempre que seja necessário fazer uma reclamação de um serviço prestado ou de um produto vendido, e dessa forma mostrar o seu descontentamento para com a entidade prestadora do serviço.
Os estabelecimentos comerciais e as entidades prestadoras de serviços podem adquirir o livro de reclamações na Imprensa Nacional Casa da Moeda ou na Direção Geral do Consumidor. Este deve ser apresentado sempre que seja solicitado por um cliente.
Quando pedimos o livro de reclamações a nossa reclamação e registada em triplicado, ficando uma com o consumidor, outra no livro e outra na entidade competente que ai avaliar a consistência da reclamação decidindo se o estabelecimento deve ou não ser penalizado.
Sempre que fazemos uma reclamação devemos ter comprovativos daquilo que estamos a reclamar, ou seja devemos guardar os recibos, as faturas, fotografias, etc…
Como fazer uma reclamação por escrito? + exemplo
Apesar de praticamente todos os estabelecimentos terem que ter um livro de reclamações é sempre bom enviar-mos uma carta de reclamação mostrando o nosso desagrado.
Nessa carta devemos ter sempre:
Cabeçalho (indicação do remetente e da sua morada no canto superior esquerdo; do destinário e da sua morada, local e da data de redação, á direita).
Corpo da carta (saudação inicial ao destinário, explanação do objetivo da missiva, conclusão com pedido de regularização da situação que originou a reclamação).
Fecho (fórmula de despedida a assinatura).
Mas afinal porque e que é importante reclamar? teatro Conclusão